templo de umbanda pai romao

 

 

 

 

 

 

 

Translate this Page

Rating: 2.9/5 (43 votos)




ONLINE
1




Partilhe este Site...



 

 

 

venha nos visitar

venha nos visitar

 

marmore e granito é na

MARMOEX  MARMORARIA

                                                                        


Exu, Pombo-Gira e Exu-Mirim
Exu, Pombo-Gira e Exu-Mirim

Os Exus são muito amigos, quando tratados com respeito e carinho, são desconfiados mas gostam de ser presenteados e sempre lembrados. Estes espíritos, assim como os Preto-velhos, crianças e caboclos, são servidores dos Orixás. Apesar das imagens de Exus, fazerem referência ao "Diabo", eles não devem ser associados a prática do "Mal", pois como são servidores do bem, todos tem funções específicas e seguem as ordens que lhe são passadas.  Dentre várias, duas das principais funções dos Exus são: a abertura dos caminhos e a proteção de terreiros e médiuns contra espíritos perturbadores durante a gira ou obrigações.   

Verdadeiros cobradores do carma e responsáveis pelos espíritos humanos caídos representam e são o braço armado e a espada divina do Criador nas Trevas, combatendo o mal e responsáveis pela estabilidade astral na escuridão. Senhores do plano negativo atuam dentro de seus mistérios regendo seus domínios e os caminhos por onde percorre a humanidade. Em seus trabalhos, Exu corta demandas, desfaz trabalhos e feitiços e magia negra, feitos por espíritos malignos. Ajudam nos descarregos e desobsessões retirando os espíritos obsessores e os trevosos, e os encaminhando para luz ou para que possam cumprir suas penas em outros lugares do astral inferior.

 

Cores: preto

 

Dia da semana: segunda-feira

 

Saudação: Laroyê! Exu é Mojuba!

 

 

 

 

A Pombo-Gira é um Exu Feminino, na verdade, dos Sete Exus Chefes de Legião, apenas um Exu é feminino, ou seja, ocorreu uma inversão destes conceitos, dizendo que a Pombo-gira é mulher de Sete Exus e, por isso, prostituta.É claro que em alguns casos, podem ocorrer que uma delas, em alguma encarnação tivesse sido uma prostituta, mas, isso não significa que as pombo-giras tenham sido todas prostitutas e que assim agem. A função das pombo-giras, está relacionada à sensualidade. Elas frenam os desvios sexuais dos seres humanos, direcionam as energias sexuais para a construção e evitam as destruições. As pombo-giras são grandes magas e conhecedoras das fraquezas humanas. São, como qualquer exu, executoras da Lei e do Karma. São espíritos alegres, divertidas, simpáticas e conhecem a alma humana e suas intenções.

 

Cores: vermelho e preto

 

Dia da semana: segunda-feira

 

Saudação: Laroyê! Pombo-Gira é Mojuba!

 

 

 

 

 

Exu Mirim é mais uma linha de esquerda dentro do ritual de Umbanda, trabalhando junto com Exu e Pomba-gira para a proteção e sustentação dos trabalhos da casa. Apesar de serem bem “agitados”, sua manifestação deve estar sempre dentro do bom - senso, afinal dentro de uma casa de luz, uma verdadeira casa de Umbanda, eles sempre manifestam - se para a prática do bem sobre comando direto dos guardiões de esquerda da casa. 

 

Cores: vermelho e preto

 

Dia da semana: segunda-feira

 

Saudação: Laroyê! Exu Mirim é Mojuba!

 

 

topo